sexta-feira, 4 de maio de 2012

ORIENTAÇÕES DO TRABALHO DA UNIDADE II


ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO DA UNIDADE II

TEMA: Estudo da situação de saúde de um município
O trabalho será desenvolvolvido através de consulta ao Sistema de informações em saúde do DATASUS, bem como outros sistemas relacionados a informações sobre as características do município (sistemas locais e sites da prefeitura).
O trabalho será apresentado oralmente e por escrito. Será realizado em equipe, porém cada participante deverá ficar responsável por uma parte do mesmo, pois as notas serão individuais. O trabalho escrito deverá ser feito através das normas da ABNT e cada subsessão do trabalho deverá vir com o nome de quem o realizou. Valor do Trabalho = 10 com peso 2.
ROTEIRO:
1-    Fazer a descrição do município: localização, principal fonte de  renda,  aspectos econômicos, históricos, características da cultura local, lazer, curiosidades, etc.
2-    Escolher o ano de estudo (anterior a 2009);
3-    Informar o total da população: por sexo, faixa etária;
4-    Pesquisar as estatísticas vitais; nascidos vivos, mortalidade geral, por faixa etária, mortalidade infantil e materna, mortalidade por grupo de causas.
5-    Informações epidemiológicas e morbidade: Morbidade hospitalar geral, por grupo de causas, por sexo, por causas externas  para pesquisa, etc.
6-    Informações sobre o Hiperdia:
7-    Informações sobre a AIDS;
8-    Assistência à saúde: internações, produção ambulatorial e saúde da família (3 aspectos de cada);
9-    Rede assistencial: escolher 4 de cada;
10-    Escolha 3 doenças ou agravos de seu interesse e pesquise sobre a prevalência e  a mortalidade em questão;
13  - Identifique os principais problemas do município, de acordo com os dados e informações que você colheu e faça algumas sugestões para melhorar a situação de saúde desse município.
14  - Use seu interesse e criatividade ao usar os dados e transformá-los em informação;
O trabalho deverá incluir gráficos e tabelas que deverão ser devidamente analisados. Deve-se incluir também uma pequena revisão de literatura sobre o tema que estiver em foco. Serão levadas em consideração, a criatividade na escolha dos temas e a capacidade de transformar os dados em informação.
Bom estudo!